Bem-vindos! Estamos de volta à escola e agora para uma nova etapa. O segundo período.
Imagino que será assim que amanhã dia 4 de Janeiro de 2016, os professores irão saudar os seus alunos. E em cada sala de aula se reiniciarão as matérias, e no que respeita a anos de exame, cada vez mais se farão os "de trás para frente" de forma a que se vão estruturando os objectivos principais.
Mas apesar dessa inevitabilidade, há que colocar em perspectiva programas extensos e aulas com tempos semanais insuficientes, luta continua do pessoal docente.
Procuram-se transmitir aos alunos matérias com sentido que os entusiasmem, ou a todo o custo se fazem cumprir metas curriculares? Se as duas coisas estivessem em uníssono seria possível, estudar com alegria e motivação e as questões dos estudantes como, "estudar isso para quê professora?" deixariam de existir e o resultado lectivo final seria muito mais consentâneo com as expectativas do corpo académico e das famílias. Mas, se uma se sobrepuser à outra não teremos certamente como resultado o que tanto desejamos, formar cidadãos conscientes e activos para a sua realidade social.
Contudo, estou certa de que estamos em tempos de mudança. As novas gerações terão mais interesse em promover a interacção cultural e, professores e alunos terão lugar e oportunidade para perceber e desenvolver a dimensão da sua humanidade.
O Mundo é só um. E essa é a realidade mais importante de futuro.
LR/2016
Sem comentários:
Enviar um comentário