quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

hoje...lá pelas vinte horas


Hoje ...lá pelas vinte horas
termino uma das aulas a que assisto semanalmente, sobre educação e cujo nome me desperta sempre enormes e boas sensações "Sociologia da Educação".
Aprender a olhar para a árvore sem perder a noção da floresta é no fundo o que podemos aprender ou reencontrar aqui.
No decorrer duma conversa com uma amiga, ela perguntou-me o que era afinal a Sociologia. Para surpresa minha, apercebi-me que a única coisa que fui capaz de dizer foi: é o estudo da sociedade. Ora, esta resposta parece-me deveras insuficiente e castradora do significado da sociologia como ciência.
O meu objectivo seria então dar-lhe uma resposta mais satisfatória, mas ao pensar na minha resposta fiquei curiosa sobre que visão terá o professor sobre este assunto.
Na internet, pode encontrar-se esta definição:
 "A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo isolado é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenómenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no interior desses grupos".
 

assim sendo, e porque a internet nem sempre me satisfaz pelos seus conteúdos, especialmente o Senhor Google/Wikipedia, fui à procura de outras, melhores e mais completas designações. Assim sendo, neste momento frequento uma cadeira do ensino superior, integrada num Mestrado em Ensino, que procura responder de uma forma mais completa e mesmo dinâmica a esta questão.
Voltarei a este assunto, pois considero-o importante nos dias de hoje. A história dos grupos é sem dúvida uma grande aposta se queremos perceber o Mundo que nos rodeia.

LR/2016


Sem comentários:

Enviar um comentário