quarta-feira, 4 de junho de 2014

Inteligencia Emocional




Os cinco componentes da IE (Inteligência Emocional) como definidos por Goleman, são autoconsciência, autorregulação, motivação, habilidades sociais e empatia.
Uma pessoa emocionalmente inteligente aprende a identificar as suas áreas de força e de fraqueza e analisa como pode trabalhar com maior eficácia dentro desse quadro.
Essa consciência gera autoconfiança, que é um dos principais fatores da IE, segundo Goleman. "Se você sabe em que é realmente eficaz, pode operar a partir dessa confiança".

Quando uma pessoa emocionalmente inteligente sofre um fracasso ou revés, ela é capaz de se recuperar rapidamente. Isto acontece em parte por causa da capacidade de experimentar com atenção as emoções negativas sem deixar que elas saiam do controle, o que oferece um grau mais alto de resistência. 

"A pessoa resistente não fica presa às emoções negativas, mas deixa que elas fiquem lado a lado com outros sentimentos", disse Barbara Fredrickson, autora de "Positivity", à revista "Experience Life".
"Por isso, ao mesmo tempo que as sente "estou triste por causa disso", também tendem a pensar "mas estou grata por isto".

LR 
(a partir de textos de Goleman e Barbara Fredrickson e em tradução livre)

Sem comentários:

Enviar um comentário