quarta-feira, 29 de abril de 2015

ÊTRE ET AVOIR (Ser e Ter)







Passado numa vila do interior da França, Auvergne, este filme fala-nos dos processos pedagógicos utilizado pelo professor Georges Lopez, numa sala de aula, local onde se partilham vários níveis de escolaridade, e onde podemos perceber como a educação, pode ser fundamental num percurso de vida. 
Desde a forma como as crianças são transportadas à escola, no início do ano escolar, com tempo de chuva e neve, até ao Verão onde em simultâneo os alunos se vão despedir de um professor em fim de carreira e dar inicio a um novo percurso escolar, este documentário alarga o seu âmbito, levando-nos também a conhecer a vida das crianças e a do professor, fora da classe.
Ao fazerem os exercícios propostos, de que nos apercebemos ao longo da visualização, os alunos são sempre desafiados para a aquisição de novos conhecimentos, com a preocupação de que cheguem por si mesmos à solução. O processo desenvolvido na área escolar, que em determinados momentos se estende às suas famílias, são sabiamente esgrimidos pelo professor. Durante a resolução de problemas específicos por alteradas atitudes, de aproveitamento ou de comportamento, é-nos demonstrada a importância que deve ser dada à gestão das “pontes” de diálogo, a fazer com a família, para que desse trabalho conjunto, resulte uma boa formação académica e de carácter, dos jovens.
Quando o realizador nos faz tomar contacto com os tempos livres dos pupilos, percebemos que as tarefas agrícolas, apesar da pouca idade dos intervenientes, estão perfeitamente estabelecidas a par da execução dos trabalhos de casa escolares, em que a família, especialmente centrada na figura materna, dá uma ajuda. Por vezes há mesmo reunião familiar à volta das contas de multiplicar.
Quando estão estabelecidas relações de confiança entre professor e alunos e mesmo entre alunos, está construída a base para uma aprendizagem com sucesso, porque existe nesse caso uma verdadeira alegria pelo conhecimento. Quando aquela turma se desloca à escola para onde os mais velhos vão transitar, é proporcionado acompanhamento e esclarecidas duvidas pelo professor, tranquilamente, sem conflitos psicológicos e sempre com a maior atenção ao desenvolvimento afectivo. Mesmo quando existem problemas relacionados com a timidez ou falta de confiança, o professor recorre à conversa informal, proporcionando uma construção interior sólida ao aluno que o fará desenvolver capacidades por si mesmo, no futuro.
Ao saber que o seu mestre-escola não vai voltar a dar aulas, cria-se nos alunos a inquietação da despedida, a que o professor, em si mesmo, também não é indiferente. Sem dúvida um sentimento que irá, a partir daquele momento, criar espaço, para o amadurecimento, que faz parte do fenómeno “crescer”.
Filme a ser visionado por professores, pais e educadores em geral.


(Être et Avoir, Realização de Nicolas Philibert, França, 2002, visionado em 24-04-2015; 
https://youtu.be/d79sc72IN3s )


LR/2015 

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Mandalas


Nunca esteve tanto na moda! 
De repente, descobriu-se que a pintura para adultos era altamente relaxante :-) E ninguém sabia!
Agora já em livro, quase a merecer honras de best-seller ... 
Mas foi sempre tão fácil encontrar as Mandalas, nos mais variados sites de internet, completamente disponiveis, e sempre em lindos desenhos mais ou menos complexos. Quando navegamos na vida ao sabor da corrente, fluindo com ela, tona-se mais fácil manter a nossa criança interior feliz.
Bons desenhos!

LR/2015


terça-feira, 21 de abril de 2015

O Banco de Jardim


Era um banco de madeira
confortavel
longo
estável
Ali fui deixando
sonhos
brincadeiras
amores
Hoje voltei ao meu banco,
naquele mesmo lugar.
O céu hoje pareceu-me menos sombrio, o sol estava doce.
as flores com o ar da Primavera floriam
Só o banco está já sem cor...
A lembrar que afinal
o tempo passa ...para as coisas
exactamente como para as nossas recordações...

LR/2015




domingo, 19 de abril de 2015

Somos o que comemos :-)

G.Archimboldo (1526 or 1527 – July 11, 1593)  
Rodolfo II pintado como Vertumno, 
deus romano das estações, c.1590-1.

Diariamente, chegamos à conclusão de que, com todo o respeito pelas crenças de cada um de nós, o HOMEM é realmente -  e mesmo fatalmente -  aquilo que come!

LR/2015

sábado, 18 de abril de 2015

Hoje há paisagem de mar

Hoje é sábado!
O tempo tem andado a prometer dias bonitos, de Primavera, mas a chuva não tem dado grande possibilidade aos raios de sol.
Hoje, mais uma vez, vamos ver o que acontece!
Para já, uma caminhada à beira mar... Pode ser que a surpresa aconteça e a alegria do calor nos abrace :-)

LR/2015


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Fim de dia...


É bom chegar ao fim do dia
Perder o olhar em pensamentos serenos
e o sorriso em horizontes longinquos
 E pensar que todos os dias temos  a possibilidade de começar de novo!

LR/2015

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Escolha consciente








"O problema que a dependência levanta é o de encontrar substitutos enriquecedores que preencham as necessidades profundas de amor, auto estima, segurança e significado na vida. Desde que entenda que as suas experiências são metabolizadas na substancia da sua mente e do seu corpo, pode começar a fazer escolhas conscientes para transformar a sua vida. As suas experiências sensoriais são o portal para a sua farmácia interior. Use-as para despertar a química natural da saúde e da felicidade."

in Pura Vida, Deepak Chopra e David Simon,
Pergaminho, Lisboa, 2010, pág.105

terça-feira, 14 de abril de 2015

O todo e as partes

Museu Berardo, Lisboa

Subir ou descer
Noite ou dia
Claro ou escuro
são as duas partes de uma mesma unidade
Nada  existe sem o seu contrário...
porque não poderiam existir só,  por si mesmas
porque ambas fazem parte do todo!

Assim somos nós com uma face Negra e uma face de Luz!

LR/2015
 

domingo, 12 de abril de 2015

Pensamentos...


A vida em nós começa a esgotar-se 
no dia em que permanecermos em silencio 
sobre o que é importante!

LR/2015

sábado, 11 de abril de 2015

Sentir mais. Racionalizar menos.

Há dias de Inverno que, de tão bonitos, parecem Primavera. Outros dias, no Outono que de tão quentes  parecem Verão.
E havendo dias de Primavera que mais parecem Inverno, damos por nós a aproveitar  dias de Outono que parecem Primavera, só pelo céu azul.
Igual à Natureza, que sabe exactamente quando florir ou repousar, despertar ou adormecer ao sabor dos tempos, sem ligar a calendários ou relógios, a nossa sensibilidade também tem o seu ritmo, um ritmo próprio e único para cada um de nós e que raramente paramos para perceber
Já experimentou deixar o comando da razão (cabeça) para ouvir mais o que sente (coração), sem estar sempre a pensar em viver pelos padrões pré estabelecidos por outros? Perder o medo, por vezes inconsciente, de tomar decisões por si mesma? Sentir o seu caminho em vez de o racionalizar? É que essa tomada de consciência, pode fazer toda a diferença na vivência dos nossos dias. :-)

LR/2015

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Hoje e todos os dias!


Hoje, quando se olhar no espelho antes de sair de casa, olhe bem para si e diga:
-O que posso fazer hoje para te fazer feliz? Depois, saia para a rua com o seu melhor sorriso, diga bom dia ao seu dia e caminhe com passo decidido sentindo-se determinada :-)
Vai ver que o seu dia vai ser maravilhoso!

LR/2015

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Lisboa, naif :-)


Allarts Gallery – Galeria Internacional de Arte Naïf e Figurativa de Lisboa - foi criada com o objectivo de encorajar e promover o conhecimento da Arte Naïf e Figurativa em Portugal, e com o intuito de demonstrar que a criação genuína e espontânea, subjacente a este género artístico, apresenta características e atributos qualificadores próprios, provenientes de uma observação singular do mundo que nos rodeia, que podem constituir um valor cultural importante para os países e para as comunidades envolvidas.
Há um interesse crescente e global pela Arte Naïf, e uma cidade europeia e cosmopolita como Lisboa, que recebe anualmente milhões de turistas provenientes de países onde este género artístico é apreciado e que procuram nos seus périplos fruir ofertas culturais diversificadas, necessitava de ter um espaço vocacionado para a apresentação de Arte Naïf e Figurativa.
Posicionada nos percursos turísticos do casco histórico e comercial de Lisboa e com uma aposta qualificada neste nicho de oferta, a Allarts Gallery será um factor adicional de atractividade para a nossa cidade.
Temos assim, em Lisboa, na Rua da Misericórdia 30, entre a zona do Chiado e do Bairro Alto, o 1º e único espaço no nosso País, exclusivamente dedicado à Arte Naïf e Figurativa e orientado para o segmento de mercado dos apreciadores e coleccionadores deste género artístico. A galeria está organizada para proporcionar a exposição permanente de obras Naïf e Figurativas e permitir que os visitantes possam admirar a criatividade e liberdade de abordagem artística destes autores e avaliar e reconhecer a qualidade dos seus trabalhos, assim estimulando estes espíritos livres a continuar a partilhar connosco, através da sua arte, a visão intemporal dos seus quotidianos e a alegria e de se poder sonhar continuamente. A Allarts Gallery espera também poder contribuir para facilitar a entrada na esfera artística do Naïf de novos talentos, de todas as idades, origens e expressões artísticas.
Como conceito operacional, pretende-se ter um grupo de artistas, basicamente pintores e ceramistas, em exposição permanente na Galeria, cujos critérios de selecção serão os seus CV’s e a apreciação positiva do desenvolvimento da sua obra e dos trabalhos apresentados, mantendo uma oferta contínua de pequenos e médios formatos a preços acessíveis. Para além deste conjunto de pintores residentes, realizaremos exposições colectivas temporárias de pintura Naïf e Figurativa, ou ainda individuais quando o autor o justificar.
A Allarts Gallery oferece ainda aos seus visitantes, a possibilidade de, na própria galeria e através de um Sistema Áudio Visual de Alta Definição apresentar a pedido e por autor, imagens de todos os trabalhos disponíveis e não expostos, com acesso imediato à obra escolhida por parte do cliente. Paralelamente, a Allarts Gallery oferece uma plataforma digital de comunicação e promoção, em formato de galeria virtual, com a mesma designação e âmbito de objectivos da loja, www.allartsgallery.com
A Allarts Gallery abrirá ao público no dia 22 de Maio de 2009 e estará aberta das 10h00 às 19h00, encerrando ao Domingo e 2ª Feira.
 
Retirado de:
 http://lisboasos.blogspot.pt/2009/05/arte-naif-allarts-gallery.html  (em 09-04-2015)

terça-feira, 7 de abril de 2015

Sonhe sempre com Amor





Quando verdadeiramente desejar alguma coisa, pense nisso com amor e todo o Universo vai conspirar para que você realize o seu desejo.

LR/2015

Ensinar e aprender

Não há nada melhor que ensinar e aprender!
Porque quem aprende, ensina ao aprender. E quem ensina,  aprende ao ensinar :-)


LR/2015

domingo, 5 de abril de 2015

Estar só é uma benção

Às vezes estar só é uma benção...
Porque nos é permitido tudo. E este tudo só vale se for de dentro para fora
Podemos silenciar o verbo, cerrar as pálpebras, voar nas nuvens ou sonhar deitada no chão Tudo é permitido. Excepto ser infeliz!
Toda a magia do silencio pode ser absorvida e perceber quão ruidoso esse silencio pode ser!. Olhar para nós ao espelho e dizer que nos amamos por nós mesmas Sem artificios de lingua nem maquilhagens de cores.
Observar os nossos passos e perceber que só o olhar em frente vale a pena! Sem falsas modéstias perceber que somos mais corajosas do que pensamos e muito mais fortes do que parecemos.
Estar só vale mesmo a pena Não por solidão mas por prazer de saber quem somos e afirmar que estamnos onde queremos, em cada dia! :-)

LR/2015




sexta-feira, 3 de abril de 2015

Deixe o tempo passar por momentos


Quando olhamos uma paisagem e estamos a apreciar a Natureza, por mais estranho que pareça nesse pequeno gesto involuntario, estamos a meditar...
Quando conseguimos libertar-nos do frenesim dos pensamentos e deixar somente aos olhos a capacidade de olhar e ver, estamos na realidade a esvaziar o pensamento e a deixar fluir a quietude e a paz interior.
Hoje quando estiver a apreciar uma flor, o céu, uma queda de água, um rio simplesmente a seguir o seu curso, absorva essa sensação deliciosa que é deixar o tempo passar, nem que seja por breves momentos.
Às vezes tambem precisamos simplesmente abandonar-nos ao tempo! :-)

LR/2015