quarta-feira, 29 de abril de 2015

ÊTRE ET AVOIR (Ser e Ter)







Passado numa vila do interior da França, Auvergne, este filme fala-nos dos processos pedagógicos utilizado pelo professor Georges Lopez, numa sala de aula, local onde se partilham vários níveis de escolaridade, e onde podemos perceber como a educação, pode ser fundamental num percurso de vida. 
Desde a forma como as crianças são transportadas à escola, no início do ano escolar, com tempo de chuva e neve, até ao Verão onde em simultâneo os alunos se vão despedir de um professor em fim de carreira e dar inicio a um novo percurso escolar, este documentário alarga o seu âmbito, levando-nos também a conhecer a vida das crianças e a do professor, fora da classe.
Ao fazerem os exercícios propostos, de que nos apercebemos ao longo da visualização, os alunos são sempre desafiados para a aquisição de novos conhecimentos, com a preocupação de que cheguem por si mesmos à solução. O processo desenvolvido na área escolar, que em determinados momentos se estende às suas famílias, são sabiamente esgrimidos pelo professor. Durante a resolução de problemas específicos por alteradas atitudes, de aproveitamento ou de comportamento, é-nos demonstrada a importância que deve ser dada à gestão das “pontes” de diálogo, a fazer com a família, para que desse trabalho conjunto, resulte uma boa formação académica e de carácter, dos jovens.
Quando o realizador nos faz tomar contacto com os tempos livres dos pupilos, percebemos que as tarefas agrícolas, apesar da pouca idade dos intervenientes, estão perfeitamente estabelecidas a par da execução dos trabalhos de casa escolares, em que a família, especialmente centrada na figura materna, dá uma ajuda. Por vezes há mesmo reunião familiar à volta das contas de multiplicar.
Quando estão estabelecidas relações de confiança entre professor e alunos e mesmo entre alunos, está construída a base para uma aprendizagem com sucesso, porque existe nesse caso uma verdadeira alegria pelo conhecimento. Quando aquela turma se desloca à escola para onde os mais velhos vão transitar, é proporcionado acompanhamento e esclarecidas duvidas pelo professor, tranquilamente, sem conflitos psicológicos e sempre com a maior atenção ao desenvolvimento afectivo. Mesmo quando existem problemas relacionados com a timidez ou falta de confiança, o professor recorre à conversa informal, proporcionando uma construção interior sólida ao aluno que o fará desenvolver capacidades por si mesmo, no futuro.
Ao saber que o seu mestre-escola não vai voltar a dar aulas, cria-se nos alunos a inquietação da despedida, a que o professor, em si mesmo, também não é indiferente. Sem dúvida um sentimento que irá, a partir daquele momento, criar espaço, para o amadurecimento, que faz parte do fenómeno “crescer”.
Filme a ser visionado por professores, pais e educadores em geral.


(Être et Avoir, Realização de Nicolas Philibert, França, 2002, visionado em 24-04-2015; 
https://youtu.be/d79sc72IN3s )


LR/2015 

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