Passado numa vila do
interior da França, Auvergne, este filme fala-nos dos processos pedagógicos utilizado
pelo professor Georges Lopez, numa sala de aula, local onde se partilham vários
níveis de escolaridade, e onde podemos perceber como a educação, pode ser
fundamental num percurso de vida.
Desde a forma como as crianças são
transportadas à escola, no início do ano escolar, com tempo de chuva e neve,
até ao Verão onde em simultâneo os alunos se vão despedir de um professor em
fim de carreira e dar inicio a um novo percurso escolar, este documentário
alarga o seu âmbito, levando-nos também a conhecer a vida das crianças e a do
professor, fora da classe.
Ao fazerem os
exercícios propostos, de que nos apercebemos ao longo da visualização, os alunos
são sempre desafiados para a aquisição de novos conhecimentos, com a
preocupação de que cheguem por si mesmos à solução. O processo desenvolvido na
área escolar, que em determinados momentos se estende às suas famílias, são
sabiamente esgrimidos pelo professor. Durante a resolução de problemas
específicos por alteradas atitudes, de aproveitamento ou de comportamento, é-nos
demonstrada a importância que deve ser dada à gestão das “pontes” de diálogo, a
fazer com a família, para que desse trabalho conjunto, resulte uma boa formação
académica e de carácter, dos jovens.
Quando o realizador nos
faz tomar contacto com os tempos livres dos pupilos, percebemos que as tarefas
agrícolas, apesar da pouca idade dos intervenientes, estão perfeitamente estabelecidas
a par da execução dos trabalhos de casa escolares, em que a família,
especialmente centrada na figura materna, dá uma ajuda. Por vezes há mesmo
reunião familiar à volta das contas de multiplicar.
Quando estão
estabelecidas relações de confiança entre professor e alunos e mesmo entre
alunos, está construída a base para uma aprendizagem com sucesso, porque existe
nesse caso uma verdadeira alegria pelo conhecimento. Quando aquela turma se
desloca à escola para onde os mais velhos vão transitar, é proporcionado
acompanhamento e esclarecidas duvidas pelo professor, tranquilamente, sem
conflitos psicológicos e sempre com a maior atenção ao desenvolvimento afectivo.
Mesmo quando existem problemas relacionados com a timidez ou falta de
confiança, o professor recorre à conversa informal, proporcionando uma
construção interior sólida ao aluno que o fará desenvolver capacidades por si
mesmo, no futuro.
Ao saber que o seu
mestre-escola não vai voltar a dar aulas, cria-se nos alunos a inquietação da
despedida, a que o professor, em si mesmo, também não é indiferente. Sem dúvida
um sentimento que irá, a partir daquele momento, criar espaço, para o
amadurecimento, que faz parte do fenómeno “crescer”.
Filme a ser visionado por professores, pais e educadores em geral.
(Être et Avoir,
Realização de Nicolas Philibert, França, 2002, visionado em 24-04-2015;
https://youtu.be/d79sc72IN3s )
LR/2015
Sem comentários:
Enviar um comentário